PALOP em festa com vitória de Portugal
11 de julho de 2016A seleção portuguesa de futebol venceu a anfitriã a França no domingo (10.07), por 1-0, na final do Euro2016, no Stade de France, em Saint-Denis nos arredores de Paris, e sagrou-se campeã da Europa de futebol pela primeira vez na sua história.
"Éder, és o nosso orgulho", foi uma das frases que mais se ouviu nas ruas de Bissau, depois de o jogador guineense naturalizado português ter marcado, já no prolongamento, o golo pelo 1:0 que fez de Portugal o novo Campeão Europeu de futebol.
Na noite em que o luso-guineense Éder selou o triunfo da equipa das quinas, que a imprensa apelidou de "herói improvável", dezenas de carros encheram as ruas do centro da capital da Guiné-Bissau, com bandeiras portuguesas e buzinas ensurdecedoras.
Festa também na cidade da Praia, capital de Cabo Verde
Também em Cabo Verde, a vitória de Portugal foi festejada com muita alegria. Depois da entrega da taça, cabo-verdianos e portugueses saíram às ruas da cidade da Praia com bandeiras portuguesa, com buzinões e cânticos a animarem a capital do arquipélago.
A imprensa cabo-verdiana chamou a atenção para o facto de a seleção portuguesa contar com três jogadores descendentes do país africano:
- o extremo atacante Nany, nascido em São Vicente
- o defesa Eliseu, cabo-verdiano de origem nascido nos Açores
- e o médio Renato Sanches, filhos de pais cabo-verdianos, nascido no município da Amadora
Festejos em São Tomé, Luanda e Maputo
Em São Tomé e Príncipe, muitos são-tomenses torceram e festejaram a vitória de Portugal no campeonato europeu de futebol. Com o jogo vibraram também os portugueses de férias que encheram as esplanadas da capital.
A festa repetiu-se na capital angolana. No Centro Cultural Português de Luanda, onde foi transmitida a final do jogo, portugueses e angolanos vibraram com a vitória de Portugal. "Nós, que estamos fora do nosso país, vivemos isto de uma forma diferente", diz Carlos Martins, emigrante português em Angola.
"Continue a dar-nos alegrias. Estamos sempre a torcer por Portugal", pedia também nas ruas de Luanda Rui Neto, estudante universitário angolano.
A noite em que Portugal venceu pela primeira vez um campeonato europeu de futebol também foi de comemoração em Maputo. Depois de encherem bares e restaurantes, os adeptos saíram às ruas da capital moçambicana com buzinas, vuvuzelas e algumas bandeiras portuguesas.
A festa continuou na Praça Robert Mugabe, local na baixa da capital moçambicana em homenagem ao líder do Zimbabué, onde se juntaram alguns adeptos e onde se ouvi: "Viva os PALOP! Viva a língua portuguesa!"
Portugal em festa
De norte a sul de Portugal, portugueses e apoiantes de outras nacionalidades festejaram a vitória contra a seleção da França. Na capital, Lisboa, por todas as avenidas, praças, ruas e recantos a conquista da Taça europeia viveu-se com muita alegria até de madrugada.
Até ao final do prolongamento do jogo, a noite foi de muito sofrimento. Na Praça da Alameda, quando terminou o disputado jogo da final, os portugueses explodiram de alegria, já celebrada antes com o único golo marcado por Éder. A alguns adeptos ouvidos pela DW África quase que faltaram palavras para descrever o feito da seleção portuguesa.
A seleção de Fernando Santos chega esta segunda-feira (11.07) a Lisboa. A equipa será recebida pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, na varanda do Jardim do Bruxo, no Palácio de Belém.