Sexta-feira de rebaixas para os PALOP no Rio 2016
12 de agosto de 2016Nas competições que decorreram esta sexta-feira (12.08) durante os jogos Olímpicos do Rio 2016, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau tiveram suas participações encerradas no remo (Angola), atletismo (Angola e Cabo Verde) e arremesso de peso (Guiné-Bissau).
Ainda na noite desta sexta-feira, São Tomé e Príncipe inicia a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na prova de 1.500m rasos feminino com a velocista Celma Bonfim da Graça. Na noite de amanhã, sábado (13.08), o boxeador cabo-verdiano Davilson dos Santos Morais também estreia nos Jogos Rio 2016 contra o britânico Joe Joyce.
Angola segue na competição de vela, na categoria regata 470, com os atletas Matias Montinho e Paixao Afonso. Eles ainda estão na fase classificatória para a final. Competem hoje e no domingo (14.08).
No handebol, Angola também compete no domingo contra seleção feminina da Espanha. As angolanas perderam a partida contra as brasileiras esta sexta. O jogo contra Espanha será decisivo para seguir para as quartas de final.
Neste sábado (13.08), a Guiné-Bissau compete nos 100m masculino.
Rebaixas
No atletismo, na prova da fase preliminar dos 100m rasos, as velocistas cabo-verdiana Lidiane Lopes a angolana Liliana Neto terminaram em 9ª e 20ª posição, respetivamente. Nenhuma das duas seguiu para próxima fase da competição.
No remo, os atletas André Matias e Jean-Luc Rasamoelina encerraram a sua participaçã nos Jogos Rio 2016 na prova final da categoria double-skiff peso leve masculino. Os remadores ficaram em último lugar na classificação.
O pódio do remo foi divido pelos atletas franceses Pierre Houin e Jeremi Ayou, medalhas de ouro; os irlandeses Gary O'Donovan e Paul O'Donovan, medalhas de prata; e os noruegueses Kristoffer Brun e Are Strandli, medalhas de bronze.
A atleta da Guiné-Bissau Jéssica Inchude terminou a prova classificatória de arremesso de peso em último lugar e não seguiu para a prova final.
Acompanhe o guia que a DW preparou com informações sobre os PALOP na Olimpíada do Rio 2016.