1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Man Gena" foi deportado para Angola e está detido em Luanda

Lusa
27 de fevereiro de 2024

O angolano Gelson Quintas "Man Gena" que denunciou, em 2023, o alegado envolvimento de autoridades no narcotráfico e fugiu para Moçambique foi expulso do país, encontrando-se detido, disse à Lusa fonte oficial.

https://p.dw.com/p/4cww9
Foto: Alexander Blinov/Zoonar/picture alliance

"Man Gena", que já cumprira pena de prisão por tráfico de drogas, denunciou nas redes sociais o suposto envolvimento de altas figuras da polícia nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em redes de narcotráfico, em fevereiro de 2023.

Pouco depois, acompanhado da mulher e dois filhos, decidiu abandonar Angola por alegada "pressão das autoridades" e por temer pela vida, refugiando-se em Moçambique.

As autoridades moçambicanas acabaram por expulsar administrativamente o casal e os filhos "por permanência ilegal no país".

Em declarações à Lusa, fonte do SIC indicou que "Man Genas" está detido, prometendo para mais tarde dar esclarecimentos sobre os motivos da detenção.

Transformações sociais em África: Protestos e desafios

Um outro cidadão angolano, Higino Duarte Regal, também conhecido por Carlos Eduardo Monteiro, foi também alvo de expulsão administrativa no passado domingo.

O homem foi detido em Maputo, em 21 de dezembro do ano passado, em cumprimento de um mandato internacional emitido pelas autoridades angolanas, refere-se num documento do Ministério Público ao qual a Lusa teve acesso.

Higino Regal fugira de uma cadeia angolana, onde cumpria pena por tráfico de drogas, em 2017.