As áreas de "segurança volátil" em Cabo Delgado
14 de maio de 2021Quase um terço dos distritos de Cabo Delgado já são áreas de difícil acesso - com "situação de segurança altamente volátil". A informação consta no "Mapa de Acesso" da província, feito por Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na silga em inglês), Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED, na sigla em inglês) e Programa Alimentar Mundial (PAM).
A província de Cabo Delgado tem 17 distritos. O mapa feito em abril estabelece que os distritos de Palma, Mocímboa, Muidumbe, Macomia e Quissanga formam juntos uma área de "situação de segurança altamente volátil". As agências recomendam que as operações humanitárias na região tenham "planeamento de segurança detalhado e negociações intensivas".
A imagem gráfica abaixo é uma adaptação da DW África do mapa das organizações humanitárias.
A violência no mês de março
Da região assinalada por OCHA, ACLED e PAM, apenas o distrito de Muidumbe não tem acesso à costa. Segundo o mapa, em março de 2021, a província teve 20 ocorrências de "violência remota" ou "violência contra civis" – uma média de um incidente a cada 36 horas.
Dez confrontos foram registados no mês de março, um a cada três dias.
No total, foram 30 eventos entre ataques e confrontos, cuja maioria teve lugar nos distritos de Nangade e Palma.
Segundo o mapa das agências, toda a área da província que é considerada de "segurança altamente volátil" tem vias distritais vistas como inacessíveis e raramente usadas pelo tráfego civil devido a "importantes incidentes" e "preocupações de segurança".