São Tomé e Príncipe: XI Jogos Juvenis da CPLP
Arrancaram este sábado (21.07), em São Tomé e Príncipe, os XI Jogos Juvenis da CPLP. São esperadas mais de 650 pessoas no país, sede dos jogos pela primeira vez desde a institucionalização do evento, em 1991.
XI Jogos Juvenis da CPLP
Futebol, basquetebol, atletismo, taekwondo e voleibol são modalidades desta edição dos XI Jogos Juvenis da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As autoridades de São Tomé e Príncipe acolhem centenas de atletas, juízes, apoio médico e demais delegações vindas de vários países da comunidade.
Desporto e solidariedade
Cerca de 350 atletas e mais de 150 técnicos, entre equipas médicas e árbitros, participam nos jogos. Para a CPLP, os jogos têm como objetivo o reforço da solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade, além de um legado de infraestruturas desportivas e escolares.
Expetativas em alta
Do lançamento à abertura, foram seis meses de expetativas, que culminaram no sábado (21.07), no estádio, e ao som do hino desta edição dos jogos. As delegações participantes desfilaram na arena, na presença de milhares de espectadores, e num dia que ficará na memória de todos os são-tomenses.
Uma cerimónia às cores
Trajadas de cores representativas das suas bandeiras, as respetivas delegações desfilaram no Estádio Nacional 12 de julho ao ritmo do hino dos jogos, para a alegria de milhares de pessoas que assistiram à cerimónia de abertura em São Tomé.
Presidente marca presença
O Presidente da República, Evaristo Carvalho, esteve na abertura dos jogos e desejou aos atletas "boa sorte". O chefe de Estado enalteceu a iniciativa que São Tomé e Príncipe está a sediar pela primeira vez. Segundo o Presidente são-tomense, o evento é uma "forma de promover o desporto e a prática de atividade física que serve para tirar os jovens do caminho das drogas".
Guiné Equatorial ausente dos Jogos
A Guiné Equatorial não marcou presença nos jogos da CPLP de São Tomé e Príncipe. Um voluntário, porém, desfilou com a bandeira do país que tem Teodoro Obiang no poder. O gesto foi testemunhado pela secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, que também assistiu à cerimónia de abertura.
Goleada no futebol
A seleção sub-16 de Angola bateu São Tomé e Príncipe por 7-0. Uma goleada que deixou centenas de são-tomenses desiludidos com a equipa técnica da federação do seu país. O futebol é uma modalidade que, há vários anos, na opinião de muitos são-tomenses, não tem representado o país da melhor forma nas provas internacionais.
Mulheres mostram força
No voleibol de praia, as mulheres mostraram a sua força este fim de semana. Para a próxima fase, porém, seguem apenas as mais fortes - as duplas femininas de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde.
CPLP apoia a preservação da água
26 anos depois da primeira edição dos Jogos Juvenis da CPLP - que aconteceram em Portugal, em 1992 -, a edição atual e os jovens participantes apoiam a campanha da preservação água, um bem precioso.