São-tomenses recebem Ano Novo com "Banho Santo"
O "Banho Santo" é uma tradição que repete todos os anos em São Tomé e Príncipe. No primeiro dia de cada novo ano, as pessoas vão às praias para "lavar" o ano velho e preparar o corpo para as coisas boas.
Preparar o corpo
A cada aurora do novo ano, os são-tomenses cumprem a tradição nas primeiras horas do primeiro dia do Ano Novo. As pessoas dirigem-se às praias para "lavar" o ano velho e preparar o corpo para atrair coisas boas no ano que começou. O "Banho Santo" não tem um ritual específico. O importante é mergulhar o corpo na água salgada.
Novo ano e nova vida
Eterno esplendor da beleza divina: 36º graus anunciava a meteorologia no primeiro dia de 2018, em São Tomé e Príncipe. Céu nublado e claridade no fundo da linha do horizonte são os detalhes das primeiras horas do dia 1 de janeiro. Um dia em que os são-tomenses se preparam para o novo ano.
Um banho imperdível
Os são-tomenses fazem de tudo para cumprir, rigorosamente, a tradição do "Banho Santo". As instâncias balneares enchem-se de pessoas vindas de todos os cantos do país. Transportes agrícolas são usados como meios alternativos para levar os banhistas às praias, sobretudo os que vivem longe.
A segurança dos banhistas
Nadadores salvadores, voluntários da Cruz Vermelha, brigadas de trânsito, serviços de auxílio são montados pelas autoridades nas instâncias balneares mais frequentadas do arquipélago. Nas tendas de campanha e nas ambulâncias, os bombeiros orientam os mais novos.
Oportunidade de negócio
Janeiro é considerado, por alguns, como mês de aperto financeiro e de contenção. As irmãs Juliana e Eufrásia Mendes aproveitam o momento para conseguir algum dinheiro. O milho, a jaca e o gelado são os alimentos que têm mais saída nas praias.
E depois do banho?
Depois do banho que retempera a alma e o corpo para os próximos 364 dias, cada um diverte-se como pode. Seja com um jogo de futebol ou com brincadeiras milenares, como saltar à corda na praia.
Bnaho com música
Agrupamentos musicais financiados pela edilidade de Água-Grande animam os banhistas durante o "Banho Santo", sobretudo nas praias da Ilha e Lagarto no centro da capital do país. O ambiente festivo prolonga-se pela noite dentro.