Os 77 por cento – Nós, os jovens
4 de dezembro de 201777% da população da África subsaariana tem menos de 35 anos de idade, segundo o Banco Mundial. São jovens que frequentam a escola, estudam na universidade e procuram emprego. Sonham um dia ter uma família e assumir responsabilidades. Eles usam redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram para trocar ideias e chegaram à conclusão que, apesar de serem a maioria, não têm voz: "Ninguém dá ouvidos às nossas preocupações e medos. Os nossos políticos não nos levam a sério".
Na maioria dos casos, os jovens são governados pelos mais velhos. No Zimbabué, por exemplo, até há pouco tempo, a cadeira mais importante do país era ocupada por Robert Mugabe, de 93 anos. Para os jovens, Mugabe deixou de os representar. A juventude africana está cheia de energia e de ideias. Trata-se de uma geração dinâmica, mas com pouquíssimas perspectivas. Será que os políticos fazem o suficiente por esses eleitores?
Alguns preferem deixar a sua terra natal em busca da realização dos seus sonhos na Europa ou África do Sul, muitas vezes arriscando a própria vida ao optar por rotas irregulares. A DW tem abordado as preocupações e esperanças desses jovens nas redes sociais. Em Abidjan, Accra, Bamako, Banjul, Conacri, Dakar, Jos e Niamey, a DW e canais de televisão parceiros discutiram abertamente o tema migração com jovens e políticos. Encontros que deixaram ainda mais perceptível o quão controverso é o tema entre esses dois grupos. A necessidade de os jovens falarem sobre o tema e de mostrarem às autoridades a responsabilidade que têm para com a população mais jovem tornou-se ainda mais visível.
A iniciativa "Os 77 por cento – Nós, os jovens" deverá ser um espaço para a troca de informações, seja nas redes sociais com a hashtag #the77percent, na rádio ou na televisão.
#The77percent
O projeto "Os 77 por cento – Nós, os jovens" quer informar e ajudar, sem esquecer o entretenimento. O conteúdo da plataforma é da responsabilidade dos próprios jovens.
Aqui, vão encontrar dicas para procurar emprego ou como abrir o próprio negócio, além de terem acesso a ideias de outros países ou questionar políticos. A DW também vai publicar cartoons satíricos. Trata-se de uma plataforma para aqueles que são a maioria em África.
Muitos conhecem a DW apenas pelos seus programas de rádio, que os avós desses jovens tantas vezes ouviram. Quase 40 milhões de africanos ouvem aos programas da DW todas as semanas. Mais de 4 milhões seguem-nos no Facebook. E o nosso princípio de base não mudou. Ainda ouvimos todos os lados de uma história e informamos os nossos leitores e ouvintes da maneira mais imparcial possível. "Os 77 por cento – Nós, os jovens" é a plataforma para ouvir e dar voz à maioria africana.
Participe!