O rasto de destruição da tempestade "Filipo" em Maputo
Em Maputo, a tempestade tropical "Filipo" desalojou mais de cinco mil famílias, e fez pelo menos um morto. Os bairros da Costa do Sol, Ferroviário, Mahotas, Chamanculo e Magoanine são os mais afetados.
Uma mulher debaixo de escombros
A passagem da tempestade tropical "Filipo" destruiu várias casas nas províncias e na cidade de Maputo. Nesta imagem, tirada na capital, socorristas resgaram uma mulher que ficou duas horas debaixo dos escombros após a derrocada de uma varanda.
Periferias com residências inundadas
Os estragos foram intensos nas periferias da capital, Maputo. Muitas residências ficaram inundadas após a intensa chuva que caía na capital durante passagem da tempestade tropical "Filipo". Em Maputo, a tempestade desalojou mais de cinco mil famílias.
Casas com tetos desfeitos
Além das periferias, muitas residências noutras localidades ficaram igualmente sem teto, como mostra esta imagem tirada no bairro da Costa do Sol, na orla marítima e zona nobre da capital. Ainda não foram calculados os prejuízos aqui causados.
Reparar danos
Apesar do medo, com a tempestade a registar rajadas de vento até 120 quilómetros por hora, muitos cidadãos não se deixaram intimidar. Logo após o abrandamento dos ventos fortes e da chuva intensa, "arregaçaram as mangas" e "puseram as mãos à obra" para reparar os danos causados pela tempestade.
Vias de acesso
Além da destruição nas residências, muitas vias de acesso, já precárias, ficaram ainda mais danificadas com a intensa chuva que se registou desde a noite de terça-feira (12.03) na capital moçambicana. Nesta imagem, por exemplo, uma via em reabilitação deixou de ser a opção para muitos automobilistas.
Erosão já era um problema em Laulane
Moçambique tem sido fustigada pelas tempestades tropicais, e muitos cidadãos já não esperam medidas de proteção do Governo. Tentam fazer algo para se proteger, mesmo sem garantias de êxito. Foi o caso dos residentes do bairro de Laulane. Mesmo antes da tempestade "Filipo", já tinham criado esta barreira, que entretanto não resistiu às intensas chuvas.
Em Maputo, a tempestade tropical "Filipo" desalojou mais de cinco mil famílias, e fez pelo menos um morto. Os bairros da Costa do Sol, Ferroviário, Mahotas, Chamanculo e Magoanine são os mais afetados. O retrato da situação nesta galeria de imagens.