Mundial 2022: Marrocos faz história e está nas meias-finais
10 de dezembro de 2022Pela primeira vez na história do futebol, o continente africano tem uma seleção africana nas meias-finais do Mundial de futebol. Marrocos venceu Portugal por 1-0 e vai defrontar o vencedor do jogo entre Inglaterra vs. França nas meias-finais.
Primeira parte de "leão"
Primeira parte marcada por muita posse de bola portuguesa e contenção da seleção marroquina. Contenção e não defensivo, porque Marrocos procurou sempre recuperar a bola rápido e sair na transição.
Logo aos quatro minutos, João Félix de cabeça provocou a primeira grande defesa de Bono na partida. O avançado do Atlético de Madrid somou mais duas oportunidades para abrir a contagem para Portugal, mas não conseguiu acertar na baliza.
A partir dos 35 minutos, Marrocos aproveitou a desaceleração Portuguesa e começou a ter mais bola, um pouco "anormal" no plano de jogo que a seleção marroquina apresentou neste Mundial. Mas surtiu efeito.
Aso 41 minutos, cruzamento pela esquerda de Attiat-Allah e En-Nesyri, dentro da grande área, subiu mais alto que Ruben Dias, aproveitou a saída fora de tempo de Diogo Costa, e cabeçeou para o 1-0. A partir deste momento, a responsabilidade de correr mais e ir à procura do resultado estava do lado de Portugal.
Segunda parte de sofrimento e superação
Fernando Santos não mexeu na equipa ao intervalo, mas mudou de ideias mal a bola começou a rolar para o segundo tempo. Lançou Cristiano Ronaldo (saiu Rúben Neves) e passou a jogar com dois homens de área (juntou-se a Gonçalo Ramos). Cancelo também foi a jogo para o lugar de Guerreiro e a partir daí, Portugal empurrou Marrocos para o seu terço defensivo.
Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos desperdiçaram duas grandes oportunidades para marcar e empatar a partida, mas Bono foi guardando a baliza marroquina com os "olhos".
Aos 65 minutos, Fernando Santos voltou a "carregar" o ataque português com a entrada de Rafael Leão, um desequilibrador nato.
Ao minuto 82, Bono tirou novamente o golo de João Félix, num remate e respetiva defesa monumentais. Já na reta final da partida, Cristiano Ronaldo e Pepe podiam ter feito o empate, mas não foram eficazes.
Ronaldo iguala recorde na "despedida"
Naquele que foi provavelmente o último jogo de Cristiano Ronaldo por Portugal num Mundial, CR7 voltou a inscrever o seu nome no futebol internacional. O capitão da seleção portuguesa somou a 196ª internacionalização por Portugal, igualando o recorde de Bader Al-Mutawa, da seleção do Kuwait.