Mundial 2022: 10 momentos históricos
Foi o Mundial mais caro, polémico e histórico de sempre. Confira 10 momentos históricos do Campeonato do Mundo do Catar.
Arábia Saudita choca o Mundo!
Primeira jornada do grupo C e a maior vitória da história do Médio Oriente! A Arábia Saudita, comandada por Hervé Renard (bicampeão do CAN), venceu a poderosa Argentina e terminou com uma sequência de mais de 30 jogos sem derrotas.
A pior anfitriã
O Catar fez história, pela negativa. É a pior seleção anfitriã de um Mundial de futebol. Com 12 anos para preparar este torneio, o Catar não somou qualquer ponto e sofreu sete golos, marcando apenas um. Rico em ouro, mas pobre em futebol.
Protesto que virou comédia
Pela segunda vez consecutiva, a Alemanha foi eliminada na fase de grupos do Mundial. A seleção alemã entrou em protesto frente ao jogo com o Japão, tapando a boca contra a proibição de usar a braçadeira de capitão 'One Love' da comunidade LGBTQ+. Acabou por perder frente ao Japão e foi eliminada à conta disso.
CR7, novamente, a bater recordes
Cristiano Ronaldo voltou a entrar para os livros da história do futebol. O avançado português é o primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de um Mundial (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022).
O goleador mais velho
Aos 39 anos de idade, Pepe é um ícone e fez história no Mundial. É o jogador mais velho de sempre a marcar na fase final de um Mundial de futebol.
Giroud, o goleador
É o jogador francês com mais golos pela seleção. Aos 36 anos, marcou o 53º golo neste Mundial e ultrapassou Thierry Henry. Em 2018, foi campeão do mundo sem fazer um remate à baliza. Este ano, marcou quatro golos e bateu este recorde pela seleção francesa.
Salto marroquino para a história do futebol africano
Pela primeira vez, uma seleção africana chegou às meias-finais de um Mundial de futebol. Marrocos deixou pelo caminho a Bélgica, Espanha e Portugal. Perdeu apenas para a França e para a Croácia (3º e 4º lugar).
"Matador mundial"
Aos 23 anos, Mbappé jogou duas finais e fez 12 golos em Mundiais. O recorde (Klose) está a quatro golos de distância. Se tivesse ganho o "bis" Mundial, as comparações com Pelé seriam inevitáveis. Mas por este caminho, arrisca-se a ser o maior artilheiro do Mundial e dos melhores de sempre da seleção francesa.
"TRI"
A Argentina é agora tri-campeã do mundo. 1978, 1986 e agora 2022. À sexta final, conquistou o terceiro título e está no Top 3 de seleções com mais Mundiais conquistados. Brasil (5), Alemanha e Itália (4) e Argentina (3).
Messi, o Eterno
Ganhou tudo! Lionel Messi completou 1.000 jogos como profissional neste campeonato e já venceu todos os prémios individuais e coletivos que podia ganhar no futebol mundial. Está na hora de abrir o tema de conversa que estava fechado num baú há muitos anos: É o melhor jogador da história do futebol?