Merkel pede unidade para metas climáticas
5 de junho de 2021O ano de 2021 poderá ser "um ano significativo" para "a importante questão da proteção climática", disse a chanceler da Alemanha Angela Merkel num vídeo veiculado neste sábado (05.06) para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
A chanceler disse que o acordo climático de Paris mostrou o caminho para limitar o aquecimento global a um nível tolerável. "Mas só podemos alcançar este objetivo se fizermos os maiores esforços em conjunto, tanto a nível nacional como internacional", explicou Merkel.
Na conferência sobre o clima em Glasgow (COP26), prevista para realizar-se no final de 2021, afirmou ela, os países "deverão dar um novo impulso a medidas concretas".
"Longo Caminho"
A Europa já percorreu um longo caminho. Na Alemanha, foram estabelecidos objetivos ainda mais ambiciosos, disse Merkel. "Estes objetivos são ambiciosos, mas podemos atingi-los", afirmou.
"Os instrumentos adequados estão em nossas mãos", disse. Um preço efetivo do CO2, a eliminação progressiva da produção de energia a carvão, a crescente expansão das energias renováveis e a mudança para a e-mobilidade.
"Agora e nos próximos anos é importante agir de forma decisiva para preservar o nosso ambiente, o nosso próprio sustento e para as gerações futuras, em qualquer parte do mundo".
Biodiversidade
Merkel advertiu que na área da biodiversidade, em particular, a situação é dramática. Até um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, disse ela. "Precisamos urgentemente de parar este desenvolvimento". A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade na China, em outubro, poderá ser um marco para isto, disse.
Uma das questões ambientais mais importantes do mundo é a luta contra os resíduos plásticos, disse a chanceler. Salientou que a partir de julho a produção de muitos produtos não recicláveis deixaria de ser permitida na União Europeia (UE).
A partir de 2022, os sacos de plástico leves seriam também proibidos de circular. "Vamos definiar: com vontade, será fácil e muito bom para o meio ambiente".