"Madgermanes" - O regresso frustrado dos moçambicanos
13 de novembro de 2009
20 anos depois da queda do muro de Berlim e 19 anos depois da reunificação da Alemanha, os "madgermanes" continuam a manifestar-se todas as quartas-feiras, no Jardim 28 de Maio, em pleno centro de Maputo.
Queixam-se da falta de apoio, por parte do governo moçambicano, e - sobretudo – reivindicam o pagamento das quantias em dinheiro – parte dos salários e contribuições para a segurança social - outrora transferido pelo governo da RDA para o governo de Moçambique...
Os "madgermanes" são considerados um dos grupos mais activos da sociedade civil moçambicana. Quem passa pelo Jardim 28 de Maio em Maputo vê várias bandeiras alemãs e – por vezes – ouve as vozes bem altas destes homens que reivindicam o que consideram os seus legítimos direitos.
O tratado entre a RDA e a República Popular de Moçambique
Foi no dia 24 de Fevereiro de 1979 – dez anos antes da queda do muro de Berlim: o Presidente do Conselho de Estado da República Democrática Alemã, Erich Honecker, visita Maputo e assina com as autoridades moçambicanas um acordo sobre o intercâmbio de trabalhadores contratados. Ambas as partes sublinham o carácter amigável e cooperativo deste tratado.
Mas há interesses específicos de ambos os lados: A parte moçambicana quer divisas para pagar o enorme déficit acumulado ao longo dos anos. Além disso, Moçambique espera que os trabalhadores formados na RDA voltem um dia a Moçambique e ajudem a levantar a economia destruída na guerra civil. A RDA, por sua vez, precisa urgentemente de mão-de-obra barata.
Os moçambicanos na Alemanha
Foram mais de 20.000 os moçambicanos que estiveram na Alemanha de Leste, no âmbito do acordo rubricado em 1979. Quando o muro caiu – em 1989 – 15.500 moçambicanos ainda se encontravam na Alemanha de Leste, trabalhando em 193 empresas. Mas, entretanto, muito tinha mudado: o Estado comunista tinha desmoronado – e com ele a economia socialista. Conclusão: Os trabalhadores moçambicanos já não eram necessários. Por isso, pouco antes da reunificação, a 28 de Maio de 1990, a RDA resolveu alterar o tratado com Moçambique.