Madagáscar: Presidente e ex-Presidentes na disputa eleitoral
18 de agosto de 2018No Madagáscar, o ex-Presidente Marc Ravalomanana submeteu este sábado (18.08) a sua candidatura às eleições presidenciais, previstas para 7 de novembro. Na sexta-feira, o atual Presidente, Hery Rajaonarimampianina, já havia anunciado a sua candidatura ao pleito.
Além dos dois, também o ex-Presidente Andry Rajoelina apresentou o seu nome ao Tribunal Constitucional para disputar o cargo de chefe de Estado nas eleições que são parte de um movimento que visa desarmar uma crise política na ilha.
Em 2009, um golpe de Estado provocou um êxodo de investidores estrangeiros do país, que continua sendo um dos mais pobres do mundo, apesar das reservas de níquel, cobalto, ouro, urânio e outros minerais.
Crise
A mais recente crise política da ilha foi desencadeada em abril por um pacote de reformas eleitorais que teria impedido Ravalomanana de se candidatar.
Em maio, Rajaonarimampianina aprovou uma nova lei suspendendo aquela emenda, e o Tribunal Constitucional ordenou que ele dissolvesse o seu Governo e nomeasse um novo primeiro-ministro com o apoio de todas as partes.
O Tribunal Constitucional receberá pedidos de candidatura até a próxima terça-feira (21.08). Entre outros candidatos estão um músico e dois ex-primeiros-ministros.