Liga Europa: Sporting cai e Benfica segue para os oitavos de final
Confira as 16 equipas apuradas para a próxima fase a eliminar da segunda maior competição de clubes da UEFA.
Benfica 0-0 Galatasaray (1-2 agg.)
Eliminatória controlada pelos vice-campeões nacionais. Depois da boa vitória na Turquia, com uma equipa repleta de rotatividade, Bruno Lage, treinador do Benfica, decidiu equilibrar mais a equipa, de modo a evitar qualquer surpresa do Galatasaray. Os turcos tiveram mais bola, mas sem consequências. Benfica segue para os oitavos de final da Liga Europa.
Villarreal 1-1 Sporting (2-1 agg.)
Bruno Fernandes (foto) foi o Sporting na eliminatória, mas sozinho não conseguiu. Depois da fraca exibição e derrota em Alvalade por 0-1, o Sporting precisava de pelo menos, marcar dois golos para se colocar na frente da eliminatória, no que toca aos golos marcados fora. Bruno Fernandes fez o golo antes do intervalo e deu esperança. Mas, aos 80 minutos, Fornals fez o golo que eliminou os leões.
Eintracht Frankfurt 4-1 Shakhtar Donetsk (6-3 agg.)
Grande exibição do Frankfurt, que continua invencível na Liga Europa. Depois de uma fase de grupos perfeita, com seis vitórias em seis jogos, as "águias" mediram forças com um Shakhtar Donetsk proveniente da Liga dos Campeões e foram superiores. Depois do empate 2-2 na Ucrânia, em Frankfurt, os homens da casa golearam e seguem para os oitavos de final.
Bayer Leverkusen 1-1 Krasnodar (1-1 agg.)
Mais uma eliminação surpreendente. O Bayer Leverkusen, que está em recuperação desde a entrada do novo treinador, Peter Bosz, não foi capaz de vencer o Krasnodar, atual segundo classificado do campeonato russo. Aos 84 minutos, Suleymanov (foto) fez o golo de livre direto, um golaço! Três minutos depois, Aranguiz fez o empate, mas o golo fora do Krasnodar deu os "oitavos" aos russos.
Inter de Milão 4-0 Rapid Vienna (5-0 agg.)
Foi a eliminatória mais desequilibrada dos 16 avos de final. Os italianos cilindraram os austríacos em casa, por 4-0. Vecino (foto), Ranocchia, Perisic e Politano foram os autores da goleada "nerazzurri" em Milão. O Inter é uma das candidatas à vitória da Liga Europa.
Genk 1-4 Slavia Praga (1-4 agg.)
Foi uma das grandes surpresas da longa noite europeia. O Genk, atual líder da Liga Belga, foi humilhado em casa pelo vice-campeão checo. Trossard deu vantagem à equipa da casa logo aos 10 minutos, mas depois veio o impensável. Coufal, Traoré, e um bis de Skoda deram a vitória e goleada ao Praga, que segue para os oitavos de final da competição.
Chelsea 3-0 Malmö (5-1 agg.)
Vitória tranquila do Chelsea. Giroud, Barkley e Hudson-Odoi fizeram os golos da vitória inglesa sobre os suecos, coletiva e individualmente muito mais fracos que o Chelsea. A equipa comandada por Sarri não vive tempos fáceis na Liga Inglesa, mas é uma séria candidata a conquistar a Liga Europa, competição ganha pelo Chelsea em 2013.
Arsenal 3-0 BATE Borisov (3-1 agg.)
Depois de uma derrota surpreendente em casa dos bielorussos do BATE Borisov, o Arsenal tinha de dar uma prova da sua superioridade coletiva e individual para seguir em frente e assim aconteceu. Volkof (autogolo), Mustafi e Sokratis fizeram os golos que deu o apuramento ao Arsenal, comandado por Unai Emery. O sonho do BATE caiu em Londres.
Dínamo Kiev 1- 0 Olympiakos (3-2 agg.)
Uma das eliminatória mais equilibradas, com duas equipas de valores individuais semelhantes. O empate na Grécia a duas bolas, dava vantagem ao Kiev, devido aos golos marcados fora de casa. Sol fez o único golo da partida, dando a vitória e passagem aos ucranianos. O Olympiakos, comandado pelo português, Pedro Martins, abandona a Liga Europa.
Bétis 1-3 Rennes (4-6 agg.)
Depois de uma chuva de golos (3-3) na primeira mão jogada em França, o Bétis, onde atua o português, William Carvalho, tinha a vantagem dos golos marcados em casa do adversário. No entanto, os espanhóis desiludiram e o Rennes foi a Sevilha vencer por 1-3. Bensebaini, Hunou e Niang fizeram os golos dos franceses. Lo Celso fez o único golo do Bétis. Grande eliminatória, com 10 golos...
Zenit 3-1 Fenerbahçe (3-2 agg.)
O Zenit conseguiu virar a derrota na primeira mão na Turquia e garantiu uma vaga nos oitavos de final da Liga Europa. Ozdoev abriu o marcador para o Zenit, aos quatro minutos. Azmoun dobrou o marcador aos 37. Mas, aos 43, o Fenerbahçe fez o 2-1, por Topal e estava em vantagem, com o golo fora. No entanto, aos 76 minutos, Azmoun voltou a marcar e fez o 3-1 final. Passagem muito suada.
Valência 1-0 Celtic (3-0 agg)
Depois da vitória categórica na Escócia, o Valência tinha tudo para seguir em frente e fê-lo com mais uma vitória. Kevin Gameiro fez o único golo da partida aos 70 minutos. Vitória dominada e controlada pelos espanhóis, que são candidatos a ir longe nesta edição da Liga Europa, troféu que conquistaram em 2003/04, a antiga Taça UEFA.
RB Salzburgo 4-0 Club Brugge (5-2 agg.)
O Salzburgo recuperou da derrota na primeira mão por 2-1 e carimbou a passagem aos oitavos de final da Liga Europa. Depois de uma fase de grupos em pleno, com seis vitórias em seis jogos, o Salzburgo não se deixou afetar pela primeira derrota e em casa, resolveu a questão. Schlager, Daka (2) e Dabbur fizeram os golos da goleada austríaca.
Napoli 2-0 Zurique (5-1 agg.)
Vitória tranquila do Napoli. Os vice-campeões italianos dominaram os 180 minutos da eliminatória. Depois do resultado contundente de 1-3 na Suiça, os italianos ganharam por 2-0, com golos de Verdi e Ounas (foto). Passou o (muito) mais forte.
Dínamo Zagreb 3-0 Viktoria Plzen (4-2 agg.)
Mais uma remontada na eliminatória. O Zagreb, campeão croata, recuperou da derrota sofrida na primeira mão, na República Checa e segue para os oitavos de final. Orsic, Dilaver e Petkovic fizeram os golos do Dínamo Zagreb, que não deu hipótese de reação ao Plzen.