1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaEstados Unidos

Harris ou Trump: Quem será o 47º Presidente dos EUA?

ad | com agências
5 de novembro de 2024

Mais de 240 milhões de eleitores dos EUA escolhem hoje o novo Presidente. A democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump disputam as eleições mais mediáticas de sempre.

https://p.dw.com/p/4mbkL
Kombobild nach CD24 - Harris-Trump
Foto: Matt Bishop/Sipa USA/Charlie Neibergall/AP/Picture Alliance

A democrata Kamala Harris, advogada e política de 60 anos e atual vice-presidente do país, substituiu Joe Biden na corrida à Casa Branca, depois do atual Presidente ter desistido da recandidatura.

E o republicano Donald J. Trump, empresário, celebridade e político de 78 anos, quer repetir a vitória de 2016, na altura, frente a Hillary Clinton e voltar a ser Presidente dos EUA.

Os dois candidatos às eleições presidenciais dos Estados Unidos chegam ao pleito desta terça-feira (05.11) empatados nas pesquisas, e a incerteza será resolvida em sete estados que serão o foco de todos os olhares: Geórgia, Carolina do Norte, Wisconsin, Michigan, Nevada, Arizona e Pensilvânia.

E foi neste estado situado na região centro-atlantico do país que Harris dedicou o último dia de campanha. Cada voto conta e a candidata democrata foi literalmente porta a porta, juntamente com voluntários e apoiantes, pedir o voto dos norte-americanos.

"Sabem, estamos na véspera das eleições, mas eu só queria passar por aqui e dizer que espero merecer o vosso voto. E quero agradecer-vos por nos terem dado este tempo”, disse Harris.

E uma eleitora respondeu ao apelo da candidata: "Bem, já têm o meu voto. Porque eu vou trabalhar nas urnas e ser uma das principais inspectoras. Por isso, sem dúvida. O meu marido vai votar amanhã”.

Já mais a sudoeste do país, Donald Trump passou o último dia de campanha na Carolina do Norte, onde afirmou: "Temos uma expressão. Na verdade, detesto a expressão, mas "é nosso para perder”. Se levarmos toda a gente a votar, não há nada que eles possam fazer”.

Ao contrário de eleições em outras épocas, o duelo entre Trump e Harris não tem favorito, muito menos vencedor pré-anunciado.

Votação antecipada

Cerca de 46 milhões de americanos já votaram, de acordo com o Election Lab da Universidade da Florida. E num país onde a tecnologia e internet reinam, centenas de milhares de jovens que votaram antecipadamente, inundaram as redes sociais partilhando posts, vídeos e fotografias de si próprios e das suas escolhas.

Estes jovens acreditam que é fundamental votar, para um deles "o voto dos jovens nestas eleições é extremamente importante, porque somos nós os responsáveis por moldar o nosso futuro.

À lupa: Como lidará Trump ou Harris com Israel e Gaza?

"Decidi partilhar o processo. Um vídeo rápido de mim a votar, antes de mais, só para mostrar aos meus amigos que eu queria incentivar a votar, como era fácil", contra outro jovem.

As opiniões continuam divididas entre Trump e Harris. O interesse no resultado é muito e a ansiedade é palpável. Que o digam alguns eleitores que viajaram até Las Vegas, conhecida como a cidade do pecado, para fugir à campanha nas ruas.

"Este negócio de campanha de dois anos está a dar cabo de nós. E estou realmente muito interessada nisso. Sou eleitora, mas vivo num estado onde se pode votar por correspondência. E vim para cá para não ter de ouvir nada disto. E só quero embebedar-me hoje e deixar que as fichas caiam onde quiserem”, diz rindo. 

As promessas

Há também os eleitores mais tranquilos, que apenas desejam que seja uma eleição pacifica e justa. Uma eleitora afirma: "Bem, estou a rezar para que as eleições sejam pacíficas. O meu receio é que se torne um pouco selvagem e fora de controlo. Só estou a rezar para que as eleições sejam pacíficas e espero que ganhe quem quer que seja.

A economia, imigração, o aborto e a política externa são considerados os temas-chave para os norte-americanos nestas presidenciais de 5 de novembro.

Donald Trump promete acabar com a inflação, deportar os imigrantes ilegais e acabar com a guerra na Ucrânia e Médio Oriente em 24 horas.

Kamala Harris afirma que irá criar economia de oportunidade, baixar os custos da saúde e apoiar Israel, mas não a todo o custo.

Chegou o dia de todas as decisões. Trump quer repetir a vitória presidencial de 2016 e Kamala tenta o que nunca foi feito: uma mulher presidir os EUA.

Donald J Trump ou Kamala Harris. Quem será o 47º Presidente dos Unidos da América?

À lupa: Kamala Harris - a ligação africana

Saltar a secção Mais sobre este tema