Israel anuncia descoberta de anticorpo que ataca coronavírus
5 de maio de 2020O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou que conseguiu isolar um anticorpo que ataca e neutraliza o novo coronavírus em pessoas doentes.
"A fase de desenvolvimento do anticorpo foi finalizada", refere uma nota do instituto localizado em Ness Ziona, a sul de Telavive.
Segundo o ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, o "anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal". Benet diz que a descoberta dos investigadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, é "uma grande conquista" na luta contra o novo coronavírus.
"Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado", escreveu o ministro em comunicado.
Na informação divulgada, não é referido se o anticorpo foi testado em seres humanos. A descoberta ainda terá de ser patenteada para depois chegar a acordo com farmacêuticas e fazer uma produção à escala comercial.
Altos cargos do setor da defesa e da segurança disseram à televisão pública israelita Kan que a descoberta é a "primeira deste tipo a nível mundial".
Neste momento, há muitas outras investigações a decorrer em todo o mundo para encontrar um tratamento ou vacina da Covid-19. De acordo com os especialistas, será preciso pelo menos um ano e meio até que uma vacina esteja disponível.