Ikea: Design africano para móveis europeus
Designers africanos ajudaram a criar a nova coleção da multinacional sueca Ikea - inspirada nas tradições dos seus países de origem. Em 2019, os clientes europeus poderão comprar estes produtos com um cunho africano.
Design africano "por toda a parte"
Muitas cores, linhas curvas e padrões chamativos - estas são as tendências para o catálogo de 2019 da fabricante de móveis Ikea. Pela primeira vez, 12 designers africanos trabalharam com a multinacional sueca para criar 30 produtos que estarão à venda a partir do próximo ano. A coleção chama-se "Överallt" - em português, "por toda a parte".
Um "twist" senegalês
Esta cesta foi criada pela artista Selly Raby Kane, do Senegal, inspirada na arte quotidiana de entrançar os cabelos em África. "Fazer tranças é o momento em que a cabeça se deita no colo de um membro da família durante horas ou se aproveita para relaxar no salão de beleza até que o penteado esteja pronto", diz Selly.
Aos seus lugares!
Sem parafusos, sem cola - esta cadeira de contraplacado passa bem sem eles. Estas linhas simples saíram das mãos de Issa Diabaté, um arquitecto da Costa do Marfim. Queria desenhar uma cadeira que pudesse ser montada e desmontada facilmente. E que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pudesse facilmente replicar.
Posta à prova
O designer experimenta o seu produto: Issa Diabaté senta-se na sua criação pela primeira vez - e a cadeira passa no teste. O produto vai agora ser produzido em série e, a partir de maio de 2019, deverá estar disponível no mercado. Para o arquitecto, trabalhar com o Ikea foi uma excelente experiência. Agora, quer conseguir criar mobília a preços acessíveis para os jovens da Costa do Marfim.
A pensar nas famílias
Bethan Rayner e Naeem Biviji, do Quénia, fizeram esta mesa de jantar com bancos curvos a pensar na tradição das refeições em família. Os móveis podem ser usados dentro ou fora de casa, apontando para a grande influência do clima no quotidiano do continente.
Do vestuário à decoração
O jovem sul-africano Laduma Ngxokolo tornou-se conhecido no mundo da moda pelas criações inspiradas pela sua terra natal. Já levou as cores e padrões do povo xhosa a camisolas, coletes, ponchos e casacos. Agora, as suas ideias criativas passaram para almofadas e mantas na coleção do Ikea.
De pacote de batatas fritas a saco de compras
Reciclar e reaproveitar foram palavras de ordem no processo de criação das egípcias Hend Riad e Mariam Hazem. As designers criaram uma nova versão do conhecido saco do Ikea, feita a partir de pacotes de batatas fritas e café.