1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Recenseados 98,23% dos eleitores previstos

Lusa
11 de fevereiro de 2023

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) da Guiné-Bissau anunciou que 98,23% dos 844.087 eleitores previstos para participarem nas eleições legislativas, marcadas para 4 de junho, já foram recenseados.

https://p.dw.com/p/4NMxI
Foto: SEYLLOU/AFP/Getty Images

"Atingimos 98,23% dos eleitores previstos", disse este sábado (11.02) Gibril Baldé, diretor-geral do GTAPE, durante uma conferência de imprensa, na sede daquele gabinete, em Bissau, para fazer um balanço do recenseamento eleitoral, que contou também com a presença do novo secretário de Estado da Administração Territorial, Fernando Mendes.

O recenseamento na Guiné-Bissau deveria ter terminado na sexta-feira (10.02), mas foi prolongado por mais duas semanas, na quinta-feira, pelo Governo, a pedido do GTAPE.

"A prorrogação acontece porque ainda há cidadãos nas filas das brigadas de recenseamento e não podem ser privados dos seus direitos", explicou o diretor-geral do GTAPE.

Questionado o secretário de Estado da Administração Territorial sobre o pedido de uma auditoria internacional ao recenseamento pedido por um grupo de partidos, Fernando Mendes disse que o "Governo não tem nenhuma objeção".

"O Governo não tem nenhuma objeção em que se faça até porque o espírito deste recenseamento e deste Governo é de uma gestão rigorosa e transparente", salientou.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio em 2022 e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro do mesmo ano, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló marcou o escrutínio para 04 de junho.

Simões Pereira promete luta cerrada contra autoritarismo

Saltar a secção Mais sobre este tema