Futebol: 10 momentos que marcaram 2021
A DW compilou dez fotografias que marcaram o futebol num ano marcado pela pandemia, pelo EURO2020 e pela sétima Bola de Ouro de Lionel Messi.
Robert Lewandowski bateu recorde de Gerd Muller
É verdade que a conquista do enecampeonato do Bayern Munique é um marco histórico na Bundesliga e no futebol mundial. No entanto, destacamos a queda de um recorde com quase 40 anos. Em 1971/72, o melhor avançado alemão até à data, marcou 40 golos numa só época. Ora Lewandowski, o melhor do mundo (FIFA), alcançou e bateu esse recorde na última jornada, ao minuto 90, frente ao Augsburg.
Chelsea ganha Liga dos Campeões
Final 100% inglesa na cidade do Porto, em Portugal. O Estádio do Dragão serviu de palco para a final da maior competição de clube, entre Chelsea e Manchester City. Thomas Tuchel, despedido pelo PSG em janeiro, assumiu o comando técnico do Chelsea e levou os "blues" à conquista da segunda "orelhuda" da história do clube.
Christian Eriksen colapsa no Euro 2020
Corria o minuto 43 do Dinamarca-Finlândia. Copenhaga ao rubro, a carregar a seleção da casa às costas. Até que, numa reposição de bola, Eriksen foi a correr para dominar a bola, "apagou" e caiu inanimado no relvado. O silêncio e a incerteza ganharam vida, enquanto Eriksen lutava pela sua. Ficou entre nós, foi para casa e viu a Dinamarca, unida como nunca, chegar às meias-finais do EURO2020.
Itália ganha EURO invencível
Sete jogos, sete vitórias! Ninguém resistiu à Italia, agora bicampeã da Europa. Foi uma das 11 anfitriãs do EURO2020. Fez os três jogos da fase de grupos em casa, nos quais passeou com toda a facilidade e o que causou a dúvida entre os adeptos: o sucesso será de jogarem em casa ou continuará na fase a eliminar, fora de casa? Foi a Wembley, perante a Inglaterra, roubar o ouro ao bandido...
Argentina ganha Copa América no Brasil
A 11 de julho, a Argentina jogou a final da Copa América, em casa do Brasil, em pleno Maracanã (vazio). Um "chapéu" de Di Maria deu um título que fugia à seleção albiceleste há 28 anos. Messi foi eleito o MVP do torneio e ganhou o primeiro título com a seleção principal da Argentina.
Lionel Messi abandona o Barcelona
8 de agosto. O fim de uma era. Messi, em conferência de imprensa, anunciou a saída do Barcelona, depois do fim do contrato. Foram 17 anos, 778 jogos, 672 golos e 35 troféus. Uma lenda viva que deixou o Barcelona desamparado. Em agosto, assinou contrato com o PSG, a cereja no topo de um "bolo milionário".
Cristiano Ronaldo, o maior goleador de selecoes
A 2 de setembro, numa partida da fase de grupos de qualificação para o Mundial 2022, Portugal esteve a perder por 0-1 com a Irlanda até aos 89 minutos, momento em que CR7 empatou o jogo e já aos 90+6, fez o golo da vitória portuguesa e somou o 111° golo ao serviço da seleção AA. Cristiano Ronaldo é maior goleador de seleções da história do futebol.
Lionel Messi ganha sétima Bola de Ouro
Momento histórico: Lionel Messi conquistou a "Ballon d'Or" pela sétima vez na carreira e iguala o "Rei" do futebol, Pelé. O astro argentino bateu a concorrência de Robert Lewandowski e Karim Benzema.
UEFA repete sorteio Champions devido a "erro informático"
Nunca havia acontecido.... O sorteio dos oitavos de final da UEFA Champions League foi anulado e teve de ser repetido. A UEFA anunciou "um problema técnico com o software de um prestador de serviços externo, que indica quais as equipas elegíveis para jogarem entre si".
Robert Lewandowski iguala registo de Cristiano Ronaldo
O melhor jogador do mundo (FIFA) marcou na vitória do FC Bayern München (4-0) frente VfL Wolfsburg e igualou Cristiano Ronaldo que, em 2013, marcou 69 golos em 59 jogos oficiais. Lewandowski bateu outro recorde na Bundesliga, ao somar 43 golos num único ano. O recorde de golos num só ano civil é Lionel Messi, que conseguiu marcar 91 golos em 2012.