Está de volta a Liga dos Campeões
Sorteio da fase de grupos está marcado para esta quinta-feira (30.08), no Mónaco.
Pote 1
Este é o pote, teoricamente, das equipas mais fortes da competição. A começar pelo Real Madrid, cabeça de série, atual tricampeão europeu, tem a companhia dos compatriotas Atlético de Madrid (vencedor da Liga Europa) e do campeão espanhol, Barcelona. Às três equipas espanholas juntam-se ainda Bayern de Munique, Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain e os russos do Lokomotivo de Moscovo
Pote 2
Para muitos, é apenas a continuação do Pote 1, dada à qualidade das equipas aqui presentes. A lista é "encabeçada" pelo Borussia de Dortmund, a equipa com mais pontos no ranking da UEFA deste pote, onde se seguem: FC Porto, Manchester United, Shakhtar Donetsk, SL Benfica, Napoli, Tottenham Hotspur e o AS Roma. As equipas do pote 3 e 4 que se preparem...
Pote 3
Quando o terceiro pote inclui o vice-campeão europeu, está tudo dito quanto ao que vai ser a Liga dos Campeões 2018/19. O Liverpool, finalista vencido do ano passado, e uma das equipas mais temidas da atualidade, vai entrar no sorteio pelo pote 3. Juntamente com os ingleses, estarão Schalke 04, Olympique de Lyon, AS Monaco, Ajax, CSKA de Moscovo, PSV Eindhoven e o Valência. Já imaginou o cenário?
Pote 4
É o último pote, que compõe as últimas oito equipas a participar na Liga dos Campeões, com menos pontuação UEFA. No entanto, já houve potes mais fracos. Viktoria Plzeň (foto), Club Brugge, Galatasaray, Young Boys, Inter de Milão, Hoffenheim, Estrela Vermelha e AEK Athenas.
(Tri) Campeão
Ora, fica bem dizer que o vencedor da competição na última época, faz parte, ou até mesmo, lidera o leque de favoritos à conquista da Liga dos Campeões. Para mais, quando essa equipa vence o troféu há três anos consecutivos, ou, fazendo outras contas, venceu quatro em cinco anos. O Real Madrid, agora sem Ronaldo, poderá ter ficado menos forte. Mas a verdade é que o clube se mantém e é candidato.
Novo favorito?
A Juventus perdeu duas finais nos últimos quatro anos. Primeiro para o Barcelona, em 2015, por 3-1 e a última para o Real Madrid, em 2017. Agora, com Cristiano Ronaldo a bordo, principal protagonista no tricampeonato europeu do Real Madid, a responsabilidade de ganhar a Liga dos Campeões aumentou. Com uma Serie A dominada pela "Juve" nos últimos sete anos, a mira deverá estar no título europeu.
Jogador do Ano?
Cristiano Ronaldo, Luka Modrić e Mohamed Salah. Um destes três magos do futebol mundial será considerado o Jogador do Ano UEFA. Ronaldo, agora de branco e preto da Juventus, é o favorito à conquista do prémio que já venceu três vezes. Tricampeão europeu pelo Real Madrid e melhor marcador da prova, pela sexta vez consecutiva, com 15 golos em 13 jogos. Chega?
Voltar do 0
O Benfica fez históra na última Liga dos Campeões, mas pelos piores motivos. Os "encarnados", na altura, tetracampeões nacionais, ficaram no Grupo A com Manchester United, CSKA Moscovo e Basileia. O Benfica ficou em último lugar, com seis derrotas em seis jogos, e apenas um golo marcado, para 14 sofridos. Foi a pior prestação da história do Benfica e de um cabeça de série na fase de grupos.
Pote 1: Real Madrid; Atlético de Madrid; Barcelona; Bayern de Munique; Manchester City; Juventus; PSG e Lokomotiv Moscovo;
Pote 2: Borussia de Dortmund; FC Porto; Manchester United; Shakhtar Donetsk; Nápoles; Tottenham; AS Roma e SL Benfica;
Pote 3: Liverpool; Schalke 04;Olympique de Lyon; Mónaco; Ajax; CSKA Moscovo; PSV e Valencia;
Pote 4: Viktoria Plzeň; Club Brugge; Galatasaray; Young Boys; Inter de Milão; Hoffenheim; AEK Atenas e Estrela Vermelha.