1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaEstados Unidos

Trump volta aos comícios após teste negativo à Covid-19

com agências
13 de outubro de 2020

Horas depois de anunciar que está livre do coronavírus, o Presidente dos EUA voltou aos comícios, com vontade de "beijar a multidão". Milhares assistiram na Florida ao regresso de Donald Trump, sem distanciamento social.

https://p.dw.com/p/3jprC
Foto: Joe Raedle/Getty Images

O anúncio de que foi negativo o resultado do teste à Covid-19 feito por Donald Trump foi feito pelo médico da Casa Branca, Sean Conley, horas antes de o político republicano ter retomado a sua campanha eleitoral.

Segundo o médico, Donald Trump obteve testes negativos à presença do novo coronavírus SARS-CoV-2 durante "vários dias consecutivos", através dos denominados "testes rápidos", e foi autorizado a viajar.

Sean Conley não especificou em que dias foram feitos os exames, mas disse que os testes antigénicos não foram os únicos indicadores que determinaram que o chefe de Estado já não está infetado. A equipa médica que supervisiona o estado de saúde de Trump também disse que o Presidente já "não é contagioso".

A declaração causou alguma confusão, uma vez que os resultados baseiam-se em "testes rápidos" - que correspondem à despistagem antigénica, menos sensível do que a testagem molecular tradicional - e não na despistagem padrão à qual estão a ser submetidos, diariamente, centenas de milhares de americanos.

O resultado foi divulgado esta segunda-feira (12.10), apenas dez dias depois de Trump ter anunciado que estava infetado. O Presidente dos EUA esteve internado durante três dias num hospital militar para tratamento.

USA I Donald Trump I Wahlkampf Florida
Milhares de pessoas estiveram presentes no comícioFoto: Joe Raedle/Getty Images

"Poderoso" e com vontade de "beijar"

Quando subiu ao palco em Sanford, no estado da Florida, Trump declarou estar de boa saúde e que se sentia "poderoso" e suficientemente bem para mergulhar na multidão e "beijar os homens e as mulheres bonitas".

Milhares de pessoas estiveram presentes no comício, que se realizou sem cumprimento do distanciamento social e sem uso de máscaras generalizado, segundo avançou a agência de notícias Associated Press (AP).

A ação de campanha para as presidenciais de 3 de novembro durou cerca de uma hora. Trump esteve afastado da campanha eleitoral durante mais de dez dias, depois de ter testado positivo para o vírus em 2 de outubro. 

O comício na Florida, um estado-chave para Donald Trump, marcou o arranque de uma semana de viagens para o Presidente, que inclui igualmente paragens nos estados da Pensilvânia (nordeste), Iowa (centro oeste) e Carolina do Norte (sudeste).