Cimeira da SADC despede-se de José Eduardo dos Santos
20 de agosto de 2017A 37ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), em Pretória, despediu-se este domingo (20.08) dos presidentes cessantes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Botswana, Ian Khama.
Segundo a African News Agency, durante as declarações de encerramento, o Presidente sul-africano, que também lidera a SADC, Jacob Zuma, afirmou que o bloco regional iria perder dois líderes.
"Durante as nossas discussões, despedimo-nos do Presidente Eduardo dos Santos, de Angola, que se retira. O Presidente Eduardo dos Santos foi um dos principais pilares da SADC. Aproveitamos, assim, esta oportunidade para agradecer profundamente o seu contributo para a luta de libertação na região e a sua contribuição excecional para a SADC", disse Zuma.
O responsável desejou ainda "boa saúde" ao presidente angolano e umas "eleições pacíficas em Angola".
A 37ª Cimeira da SADC, que começou sábado (19.08) e terminou hoje, foi subordinada ao tema "Parceria com o Setor Privado no Desenvolvimento de Cadeias de Valor Industriais na Região".
Neste contexto, os chefes de Estado e de Governo da região austral passaram em revista o estágio de integração regional e debateram as oportunidades que o processo de industrialização oferece aos atores económicos nacionais e da região, no contexto do desenvolvimento da Estratégia de Industrialização da SADC 2015-2063 e respetivo roteiro, adotados durante a cimeira de Harare, em 2015.
A situação de paz e segurança na região e o possível acolhimento de novos membros na SADC foi outro dos temas na agenda dos líderes políticos africanos. As condições para a realização do processo eleitoral em Angola também foram debatidas.
Angola vai realizar eleições gerais a 23 de agosto deste ano, às quais o Presidente José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979, não se candidata.