Campeonatos de defeso animam bairros da Guiné-Bissau
2 de setembro de 2013A partir do início da última década para cá, este evento futebolístico que anima os bairros e aldeias da Guiné-Bissau vem ganhando muito impacto na sociedade guineense, muito pela culpa dos atrativos que mobiliza para a sua realização.
Destacam-se os atletas desconhecidos, que tentam pela primeira vez dar nas vistas, e ainda uma presença maior dos espetadores, muito superior a vários desafios das ligas nacionais.
O antigo internacional guineense Vata, que também iniciou a carreira nesses campeonatos nos subúrbios de Bissau, considera que "o campeonato nacional é sempre mais importante, apesar de os campeonatos de defeso, nos últimos anos, terem tido mais adesão".
"É o campeonato entre os bairros", explica, acrescentando que, por isso, "leva mais gente aos estádios do que os clubes nacionais".
Campeonato "interessante", apesar das condições dos campos
Muitos campos do jogo não são espaços apropriados para a prática do desporto rei. Devido à ineficiência dos espaços, os jovens, muitas das vezes acompanhados pelos mais velhos, recorrem às tapadinhas, às ruas e até, em outras situações, às estradas de terra batida, como forma de colmatar a grande vontade de praticar a modalidade.
"No campeonato de defeso há vários campeonatos. O campeonato nacional tem pouco espaço", explica um dos adeptos.
"É para divertir os jovens, para fazer com que eles não se tornem delinquentes. É também para resgatar os jovens que não têm um espaço no campeonato nacional", é outra das opiniões que se ouvem pelas ruas guineenses.
Mas nem todos consideram que este campeonato é mais "importante" que o nacional. É, sim, "mais interessante para a população da Guiné-Bissau".
"Barcelona" vs "Brasil" nas ruas da Guiné-Bissau
A verdade é que, nestes campeonatos, acontecem situações no mínimo estranhas. É o caso de interromper um jogo para permitir a passagem de viaturas, num ambiente intenso e de muito barulho desorganizado. Para apoiarem os seus ídolos, muitos adeptos levam para os jogos tampas de recipientes, colheres, bidões, entre outros materiais.
São muitas as razões que aquecem os campeonatos de defeso. É também o caso da nomenclatura das equipas. É possível ver, por exemplo, um Barcelona a medir forças contra o Brasil, um Bayern de Munique contra Angola e até um Refugiados contra os Pastores e muitos outros casos semelhantes.
Os campeonatos de defeso, que juntam normalmente centenas de pessoas, ocorrem regularmente nas épocas da chuva. Para a sua realização, as comissões organizadoras contam, em certos casos, com apoio de várias individualidades, que ajudam nos prémios aos vencedores.