1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Insurgentes invadem ilha de Matemo

DW (Deutsche Welle)
17 de março de 2022

Polícia da República de Moçambique anunciou a morte de 10 atacantes em confrontos entre as FDS e o grupo que "aterrorizou a população" em Matemo. Autoridades tentam localizar insurgentes que se infiltraram na comunidade.

https://p.dw.com/p/48eRI
Foto de arquivo: Ilha de MatemoFoto: DW

Terroristas invadiram na quarta-feira (16.03) a ilha de Matemo, pertencente ao distrito da ilha do Ibo, no arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado, anunciou a Polícia da República de Moçambique (PRM) na província do norte do país.

"Os terroristas irromperam pela ilha de Matemo, onde aterrorizaram a população. As Forças de Defesa e Segurança [FDS] tomaram conhecimento e imediatamente foi destacada uma força aérea e marítima para o local, onde travaram fortes combates", adiantou o porta-voz da PRM em Cabo Delgado, Ernesto Madungue, em conferência de imprensa, esta quinta-feira (17.03).

Segundo a PRM, 10 insurgentes morreram em 24 horas de confrontos e diverso equipamento militar usado pelos atacantes foi apreendido na contraofensiva das Forças de Defesa e Segurança (FDS).

Não há dados sobre os danos causados à população durante o ataque. O porta-voz da PRM em Cabo Delgado frisou que a pronta intervenção da Força Aérea e da marinha de guerra de Moçambique estacionada norte de Cabo Delgado evitou que os terroristas alastrassem as suas ações.

Terroristas entre os residentes

Mosambik Ernesto Madungue
Ernesto MadungueFoto: DW

No entanto, as FDS não conseguiram evitar que os insurgentes se infiltrassem nas comunidades: "Terroristas continuam na ilha, fazendo-se misturar com a população, razão pela qual as FDS continuam no local para clarificar a situação", afirmou Ernesto Madungue.

A PRM lança, por isso, um apelo à população "para que continue a colaborar com as FDS nesta operação" e exorta "a todos os pescadores e aqueles que têm feito a navegação marítima para que neste momento não vão para aquela zona até que a situação esteja clarificada".

O comando provincial não avançou detalhes sobre a origem dos atacantes, remetendo informações para mais tarde: "É sabido que estamos com a situação de terrorismo na nossa província. As FDS estão a garantir a segurança da população naquele ponto. Questões como esta, a posteriori, serão clarificadas.

Imagens das tropas sul-africanas em Cabo Delgado

Saltar a secção Mais sobre este tema