Bundesliga | Jornada 16: Bayern de Munique vence e é o simbólico "campeão de inverno"
Bayern de Munique sofre para superar a retranca dos Potros de Mönchengladbach, Bayer Leverkusen afunda o Dortmund com início avassalador e Omar Marmoush pode ter feito seu último golo pelo Frankfurt. Confira a galeria.
Borussia Mönchengladbach 0x1 Bayern de Munique
A retranca do Borussia Mönchengladbach - e a atuação espetacular do guarda-redes Moritz Nicolas - é furada apenas na conversão de grande penalidade executada por Harry Kane, aos 68 minutos. A vitória garante aos bávaros a simbólica conquista de campeão de inverno na Alemanha. Na história, em 88% das vezes em que o Bayern de Munique encerrou o primeiro turno na liderança, acabou por ser campeão.
St. Pauli 0x1 Eintracht Frankfurt
Teria sido este o último golo de Omar Marmoush pelo Eintracht Frankfurt? O avançado egípcio – segundo melhor marcador da Bundesliga – está em negociações avançadas com o Manchester City e poderá – em breve – ser companheiro de ataque de Erling Haaland. Mas, enquanto este dia não chega, Marmoush garantiu mais três pontos para as Águias de Frankfurt.
Freiburg 3x2 Holstein Kiel
O que parecia uma vitória tranquila, quase complicou-se. Freiburg abriu 3 a 0, mas dois golos na reta final deixaram o jogo emocionante até o apito final. O segundo golo da partida, marcado por Christian Günter (esq.), foi uma pintura – tiro livre no ângulo. E com apenas oito pontos, o Kiel precisa de um segundo turno excepcional para evitar o retorno imediata à segunda divisão.
Mainz 05 2x0 Bochum
Que temporada fantástica do Mainz 05. Única equipe a derrotar o Bayern de Munique, 28 pontos em 15 jornadas e – por ora – dentro da zona de classificação por vagas europeias. Frente ao lanterna Bochum, óbvios três pontos. Jonathan Burkhardt – autor dos dois golos – tornou-se o maior artilheiro do Mainz 05 na história da Bundesliga com 34 golos.
Heidenheim 2x0 Union Berlim
Janela de inverno de transferências trouxe retorno imediato para o Heidenheim. O médio Frans Kratzig – atleta do Bayern de Munique e que esteve emprestado ao Estugarda – precisou de 17 minutos para balançar as redes com a camisola do Heidenheim. Vitória importante, que interrompeu uma sequência de sete derrotas seguidas e dá um alento ao Heidenheim na luta contra o rebaixamento.
Hoffenheim 0x1 Wolfsburg
O treinador Christian Ilzer classificou o duelo como a sua "partida mais importante da carreira", mas, mesmo assim, não conseguiu conduzir o Hoffenheim à vitória. O argelino Mohamed Amoura marou o único golo da partida. Hoffenheim soma agora cinco jogos sem vencer.
Borussia Dortmund 2x3 Bayer Leverkusen
Os golos relâmpagos de Nathan Tella (25 segundos) e Patrik Schick pavimentaram a importantíssima vitória do Bayer Leverkusen. Com 10 minutos de jogos, os atuais campeões alemães já venciam por 2 a 0. Jamie Gittens diminuiu aos 12 minutos, mas Schick marcou o terceiro dos visitantes, sete minutos depois. No segundo tempo, Guirassy fechou o marcador. Os Aspirinas seguem na cola do Bayern de Munique.