Bundesliga - As estrelas
Saiba quem foram os maiores protagonistas da primeira volta da Bundesliga 2017/2018
O "Fura-redes"
15 golos em 17 jogos. Robert Lewandowski é o melhor marcador da primeira metade da Bundesliga 2017/18. De resto, não é uma novidade vinda do avançado polaco de 29 anos. Lewandowski chegou à Bundesliga em 2010/11, pela porta do Borussia de Dortmund. Entre o Dortmund e o Bayern de Munique, Lewandowski já marcou 166 golos, em 243 jogos na Bundesliga. É o 10º maior goleador da história da Bundesliga.
A "Muralha de Gelsenkirchen"
Naldo é o jogador com mais desarmes de sucesso na Bundesliga. O defesa brasileiro de 35 anos, vive um grande momento de forma, e é um dos grandes pilares da grande campanha que o Schalke 04 está a fazer no campeonato, atualmente no 2º lugar. Para além da sua grande capacidade defensiva, Naldo já marcou três golos, esta temporada na Bundesliga, dois dos quais nos momentos finais do jogo.
O "Joker"
É o tipo de jogador que todas as equipas gostariam de ter. Leon Bailey, avançado do Bayer de Leverkusen, é o jogador que mais marca, a saltar do banco de suplentes. O avançado jamaicano, de 20 anos, leva já seis golos na Bundesliga, três dos quais, como suplente. Bailey já reclama, um lugar na equipa titular do Leverkusen. Veremos se será em 2018.
O "Super-Guardião"
Lembra-se de Manuel Neuer? Provavelmente, não tem dado por falta de um dos melhores guarda-redes do Mundo. A culpa é de Sven Ulreich. O guardião alemão de 29 anos pode não ter a fama de Neuer, mas não fica a dever na qualidade. É o guarda-redes menos batido da Bundesliga. Apenas nove golos em doze jogos. Ulreich está a aproveitar, e de que maneira, a lesão de Manuel Neuer.
M.V.P.
É o jogador mais valioso da primeira metade desta temporada, da Bundesliga. Nils Petersen é responsável por 8 dos 17 golos do Friburgo no campeonato alemão, quase metade dos golos da equipa na prova. Petersen, avançado aelmão de 29 anos, atravessa um dos melhores momentos da carreira e é um dos bons jogadores do Friburgo, 13º da Bundesliga.
O "Comandante" de Gelsernkichen
É uma das maiores promessas do futebol alemão. Leon Goretzka, médio alemão de apenas 22 anos, é a principal estrela do Schalke 04, e um dos maiores protagonistas da Bundesliga. É o jogador com mais golos decisivos na Bundesliga. Três dos seus quatro golos no campeonato traduziram-se em vitórias para o Schalke 04, 2º da Bundesliga. Goretzka termina o contrato em 2018. Os tubarões já mordem o isco.
O menino entre gente grande
Yann Bisseck é o segundo jogador mais jovem de sempre a estrear-se na Bundesliga. O defesa do Colónia tornou-se, com 16 anos, 11 meses e 28 dias de idade, o mais jovem de sempre do cube de Colónia, a jogar na equipa principal. Apesar de ter apenas três jogos esta temporada, o jovem defesa alemão já escreveu o seu nome na história da Bundesliga. Yann Bisseck promete.
Em cheio!
8 golos e 4 assistências em 16 jogos. Eis Michael Gregoritsch, o melhor reforço da primeira metade da Bundesliga 2017/18. O Augsburgo contratou o avançado austríaco de 23 anos, ao Hamburgo no mercado de Verão deste ano. Gregoritsch custou 5.5 milhões de euros ao Augsburgo. Uma pechincha?
O "Panzer" chileno
Velocidade. Passe. Posicionamento. Equilíbrio. Inteligência. Craque. Arturo Vidal é o grande jogador da primeira volta da Bundesliga. O médio do Bayern de Munique, parece não saber jogar mal e é uma das estrelas que mais brilha, na constelação dos pentacampeões alemães. Vidal tem uma pontuação de performance individual na Bundesliga de 8 em 10. Mais uma grande época para o chileno de 30 anos.
Vale meio-golo
Ele é o melhor amigo que um avançado pode ter. Philipp Max é o rei das assistências na Bundesliga. Em 17 jogos, o defesa do Augsburgo já deu 10 golos a marcar aos seus colegas. Max bateu nomes como Joshua Kimmich (Bayern de Munique) ou Daniel Didavi (Wolfsburgo). Grande primeira metade de época para o defesa alemão, de 24 anos.
Raffael²
É o jogador que gosta de marcar aos pares. Raffael, o avançado de 32 anos, do Borussia de Mönchengladbach, é o jogador que mais vezes marcou dois golos no mesmo jogo. Aliás, todos os seus seis golos esta temporada foram marcados em pares na Bundesliga. Dois ao Estugarda, mais dois ao Hertha de Berlim e outros dois, ao Hamburgo. Raffael vai sambando ao serviço do Mönchengladbach.