Benfica, Bayern e Real animam ligas europeias de futebol
Benfica bate Nacional por 10-0, Bayern e Real aproveitam deslizes e reduzem desvantagens; Juventus e PSG passeiam para o título; Manchester City e Liverpool lutam de braço dado em Inglaterra.
Portugal: Benfica "esmaga" Nacional (10-0)
Um Benfica excecional fez do Nacional da Madeira uma presa demasiado acessível, no estádio da Luz, em Lisboa. 10-0 é um resultado raro nas competições profissionais e, por isso mesmo, merece ser valorizado. Os "encarnados" de Lisboa estão agora a apenas um ponto do líder da liga portuguesa, o FC Porto.
Alemanha: Borussia escorrega em casa
Depois de estar a ganhar por 3-0 a quinze minutos do final do encontro, o Borussia Dortmund permitiu ao Hoffenheim uma sensacional recuperação. A equipa de Sinsheim marcou três golos nos últimos minutos do encontro (na foto, o 3-3, por Belfodil), e "roubou" dois preciosos pontos ao comandante da liga alemã.
Alemanha: Bayern recupera terreno
Têm razão para festejar com os seus adeptos, os jogadores do Bayern Munique: cumpriram a "obrigação", vencendo o Schalke, na Allianz Arena, por 3,1 e aproveitaram o deslize caseiro do líder Borussia Dortmund. Os bávaros estão a cinco pontos do conjunto do Signal Iduna Park, e os dois emblemas ainda se vão defrontar, um pouco mais à frente, na Bundesliga.
Inglaterra: Agüero "abono de família"
Luta intensa em Inglaterra entre Manchester City e Liverpool. Os "citizen" bateram por 6-0 o Chelsea, numa humilhação sem precedentes dos "blues" de Londres. O argentino Sergio Agüero marcou três golos, assumindo-se como o principal carrasco da equipa londrina. O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, comanda a Premier League de braço dado com o Liverpool.
Inglaterra: Liverpool mantém aspirações
A equipa de Jürgen Klopp mantém o "braço de ferro" como Manchester City. Este fim de semana venceu, em Anfield, o Bournemouth, por 3-0, tendo o egípcio Mohamed Salah (na foto) fechado a contagem para os "reds". Liverpool e Manchester City dividem o comando da liga inglesa, ambos com 65 pontos, seguidos pelo Tottenham, com 60.
Itália: "vitamina" Cristiano
A Juventus soma e segue no comando da Serie A italiana, sempre com o português Cristiano Ronaldo em alta. Desta vez, o madeirense marcou um golo e assistiu o alemão Emre Can para outro, na vitória da "vecchia signora" em Reggio Emilia sobre o Sassuolo, por 3-0. A "Juve" leva já onze pontos de vantagem sobre o Nápoles, e Ronaldo 18 golos marcados.
Itália: Nápoles deixa Ancelotti pensativo
Não foi além de um empate em Florença (0-0 com a Fiorentina), o Nápoles de Carlo Ancelotti. O reputado técnico italiano (com uma das melhores folhas de serviço do futebol mundial) não consegue opor-se ao claro domínio da Juventus. Os napolitanos seguem no segundo posto, com uma clara vantagem (nove pontos) sobre o terceiro da primeira liga transalpina, o Inter de Milão.
Espanha: Barcelona perde terreno
Com um comprometedor empate a zero na deslocação ao País Basco (frente ao Athletic Bilbau), o Barcelona perdeu dois pontos da vantagem sobre o segundo classificado da La Liga, o Real Madrid. A equipa de Ernesto Valverde, com Messi, Suárez, Piqué e Philippe Coutinho (na foto), não conseguiu ultrapassar os "leões" de Bilbau, mas, mesmo assim, ainda dispõe de seis pontos de vantagem no comando.
Espanha: Real vence e pressiona "Barça"
O Real Madrid mostrou a sua força ao vencer o "derby" de Madrid, frente aon bAtlético, por 3-1, no estádio Wanda Metropolitano. A equipa "merengue" está a atravessar, provavelmente, o melhor período de forma da temporada, e Gareth Bale começa a ganhar pontos entre os adeptos. Foi dele o terceiro golo do Real, sexto da sua conta pessoal na temporada 2018/2019.
França: Paris é a luz!
Domínio total do Paris Saint-Germain na Ligue 1. A equipa orientada pelo alemão Thomas Tuchel (na foto junto a Neymar, uma das figuras da equipa, mas agora lesionado), tem ganho vantagem sucessiva, e dispõe, neste momento, de dez pontos de vantagem sobre o Lille. Tuchel parece agora virar-se para as conquistas europeias, sendo que, na Champions League, o seu oponente é o Manchester United...