Bayern, Barcelona e Porto: As três estrelas da Liga dos Campeões
Espanhóis e portugueses garantiram também o primeiro lugar dos respetivos grupos e o estatuto de "cabeças de série" no sorteio dos oitavos-de-final. Messi marcou o seu 106º golo na prova com a camisola do Barcelona.
Marega, o "homem golo"
O maliano Moussa Marega conseguiu marcar pelo quarto jogo consecutivo na Liga dos Campeões, o que constitui recorde desta temporada. O avançado do FC Porto fechou a vitória dos "dragões" sobre o Schalke, por 3-1, e contribuiu para a confirmação do primeiro lugar no grupo D para os portugueses, a uma jornada do final da fase de grupos.
FC Porto dominador na Europa
O campeão português tem vindo a assinar uma notável carreira na Liga dos Campeões, com quatro vitórias e um empate (apenas acompanhado por Bayern Munique e Barcelona). A equipa treinada por Sérgio Conceição, num grupo que integra os alemães do Schalke, os turcos do Galatasaray e os russos do Lokomotiv Moscovo, passeou a sua supremacia e será "cabeça de série" no sorteio dos oitavos-de-final.
Contas apertadas no grupo C
Com a vitória do Paris Saint-Germain, na capital francesa, sobre o Liverpool (2-1, na foto), o grupo C chega à derradeira ronda com três candidatos. Os italianos do Nápoles (que bateram, em casa, os sérvios do Estrela Vermelha, por 3-1), lideram, com nove pontos, mas o PSG (com oito) e o Liverpool (com seis), fazem dos últimos jogos (Estrela Vermelha-PSG e Liverpool-Nápoles) verdadeiras finais.
Brugge empata (em) Dortmund
Os belgas do Club Brugge, com o empate a zero no Signal Iduna Park - enquanto o Mónaco perdia em Madrid, com o Atlético, por 2-0 -, garantiram o terceiro posto do grupo A e a repescagem para a Liga Europa. Já o líder da Bundesliga, ao consentir a igualdade, deixou escapar o conjunto espanhol. Dois pontos separam Atlético e Borussia (ambos apurados), faltando apenas decidir o vencedor do grupo.
Shakhtar ganha nova vida em Sinsheim
Ao vencer, na Alemanha, o Hoffenheim, por 3-2, o Shakhtar Donetsk deu a si próprio uma réstia de esperança para chegar ao segundo lugar do grupo F (onde o Manchester City, que empatou 2-2 em Lyon, está apurado). O Olympique Lyon tem dois pontos a mais que a equipa do leste, e tudo ficará decidido na última ronda entre franceses e ucranianos, que se defrontam em Kharkiv, na Ucrânia.
Bayern atropela Benfica
Um rolo compressor à antiga passou por cima dos portugueses em Munique. O Bayern demonstrou querer sair da crise e goleou por 5-1, não dando hipóteses aos atordoados portugueses. Arjen Robben foi uma das vedetas (aqui a marcar o primeiro golo), num jogo em que a tendência foi quase unicamente no sentido da baliza do Benfica. O Bayern soma 13 pontos e segue em frente no grupo E com o Ajax.
Lewandowski, o "abono de família"
Mais dois golos europeus do avançado polaco, muito importantes para estabilizar a vitória bávara sobre o Benfica. Robert Lewandowski, 30 anos de idade, leva agora 42 golos apontados com a camisola do Bayern Munique em competições internacionais, tendo também marcado seis golos pelos polacos do Lech Poznan e 21 pelo Borussia Dortmund (seus antigos clubes). Um verdadeiro "abono de família"!
Uli Hoeneß já sorri
O Presidente do Bayern Munique encontra já algumas razões para sorrir, após a goleada de quarta-feira. Descontentes com o rendimento da equipa, os dirigentes bávaros ponderavam avaliar a situação do treinador Niko Kovač à frente da equipa. Porém, a vitória europeia e, sobretudo, o modo autoritário como foi conseguida, parecem, para já, ter apaziguado o ambiente na Allianz Arena.
Mandžukić "substitui" Cristiano Ronaldo
Não marcou o português, fê-lo o croata: um golo solitário permitiu à Juventus bater, em Turim, os espanhóis do Valência, e garantir o apuramento no grupo F. Vão agora discutir o primeiro lugar com o Manchester United, que venceu por 1-0 os suíços do Young Boys, em Old Trafford. Os italianos continuam a ter excelentes soluções, e juntam à brilhante carreira na Série A um bom desempenho europeu.
Messi leva Barcelona às costas
Lionel Messi descomplicou o que parecia ser um osso duro de roer para o Barcelona: abriu o marcador em Eindhoven, frente ao PSV, e apontou o caminho de uma vitória que garante aos catalães o primeiro posto do grupo B. Foi o 106º golo do argentino na Champions com a camisola do Barcelona, tornando-se o maior goleador da prova marcando sempre pelo mesmo clube.
Adeptos ou vândalos?
Quando as atenções deveriam estar concentradas nos retângulos de jogo, eis que se viram para as bancadas: no estádio OACA Spyros Louis, em Atenas, adeptos do Ajax provocaram pequenos focos de incêndio e obrigam a intervenção policial. Antes do jogo, nas ruas da capital grega, verificaram-se igualmente desacatos envolvendo apoiantes do AEK e do Ajax. Em campo, os holandeses ganharm por 2-0.