Arte para atrair clientes em Mogadíscio
A publicidade que o artista Muawiya Hussein Sidow pinta nas fachadas de muitas lojas em Mogadíscio, a capital da Somália, é tudo menos convencional. Oficinas de automóveis e dentistas estão entre os seus clientes.
O homem das paredes coloridas
Muawiya Hussein Sidow, também conhecido como "Shik Shik" em Mogadíscio, capital da Somália, posa em frente a uma das suas obras. Há pinturas do artista nas paredes de mais de 100 lojas, desde barbearias e mercearias até oficinas de reparação automóvel e lojas de tecidos.
Fachadas únicas
Motivos simples, pintados à mão com cores brilhantes são a imagem de marca de "Shik Shik". Por isso, as suas imagens destacam-se claramente nas grandes lojas. O artista inspira-se na vida quotidiana na Somália. E cada imagem é única: não há duas fachadas iguais em Mogadíscio.
De geração em geração
A arte é uma herança de família. Muawiye Hussein Sidow aprendeu o ofício com o pai, um artista comercial. Em 1998, tomou conta do negócio dele. As paredes coloridas que pinta chegam para alimentar a mulher e os três filhos de "Shik Shik". E também para ajudar o pai, que já se reformou.
Se for discreto, ninguém vê
As pinturas de "Shik Shik" funcionam como um sinal de trânsito de grandes dimensões. Os desenhos brilhantes saltam imediatamente à vista. Como esta pintura na fachada de um consultório dentário. Um local que os pacientes certamente não terão dificuldade em encontrar.
Aulas de arte
Recentemente, Sidow também começou a trabalhar como professor de arte. Está orgulhoso por poder passar os seus conhecimentos aos artistas, que podem, por sua vez, criar um modo de vida para si e para as suas famílias. Mas "Shik Shik" também tem outros sonhos: "Se Deus quiser, no futuro vou pintar paredes nos países vizinhos".