1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: MPLA e UNITA medem forças no sábado

Lusa
5 de julho de 2022

Os dois maiores partidos angolanos, MPLA (no poder) e UNITA (oposição) vão realizar, no sábado (09.07), dois comícios, que decorrem quase em simultâneo, em Luanda, no âmbito da corrida às eleições de 24 de agosto.

https://p.dw.com/p/4Dgua
Polizisten Angola Afrika
Foto: picture-alliance/dpa/PAULO NOVAIS

Ainda em fase de pré-campanha, os dois partidos vão tentar convencer os eleitores, que escolhem no dia 24 de agosto o Presidente da República e deputados para a Assembleia Nacional, que merecem um voto de confiança para se manterem no poder, caso do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), ou que chegou a hora da alternância, como a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

Num vídeo que circula nas redes sociais, o presidente do MPLA e Presidente de Angola, João Lourenço, que se recandidata a um novo mandato, anuncia um "grande comício" para Luanda.

"Conto consigo jovem, conto consigo mulher, conto consigo angolano, para falarmos do presente, mas, sobretudo do futuro de Angola", é a mensagem que João Lourenço dirige aos seus partidários, antecedendo o ato político que vai decorrer no Camama.

Já a UNITA, anuncia um "grande comício de alternância", antecedido de uma marcha, que se inicia no cemitério de Santana para terminar no Largo das Escolas, onde o líder do partido do "Galo Negro", Adalberto da Costa Júnior, vai apelar aos angolanos que escolham a mudança.

Mais de 14 milhões de angolanos vão ter possibilidade de votar este ano, em que, pela primeira vez, também os que vivem na diáspora poderão exercer este direito.

Angola, que futuro? "Vou votar porque quero melhorias"

Saltar a secção Mais sobre este tema