A caminho do EURO2020: Os 11 palcos mais quentes deste verão
Faltam 11 dias para o arranque do Europeu, que se vai jogar em onze estádios, cidades e países. O Estádio Olímpico de Roma será o palco inaugural. Em Londres, Wembley receberá a grande final a 11 de julho.
Stadio Olímpico | Roma, Itália
É aqui que vai arrancar o EURO2020! Turquia vs. Itália será o jogo inaugural da competição deste verão. Para além deste duelo, o Olímpico de Roma vai receber os restantes dois jogos da Itália no grupo A. Na fase final, vai receber um jogo dos quartos de final. Numa altura em que a Itália ainda luta para travar a pandemia, o Governo autorizou uma lotação de 25%, ou seja, 17 500 pessoas.
Allianz Arena | Munique, Alemanha
É o 2º maior estádio da Alemanha, mas dos mais modernos do mundo do futebol. A Allianz Arena, em Munique, vai receber os três jogos da fase de grupos da seleção alemã, entre os quais os escaldantes Alemanha vs. França e Alemanha vs. Portugal. Na fase final, o Estádio do Bayern Munique será palco de uma das partidas dos quartos-de-final. Até 14.500 adeptos poderão assistir aos jogos em Munique.
Parken Stadium | Copenhaga, Dinamarca
Este estádio já foi palco de duas finais da UEFA (1994 e 2000). O Parken Stadium é o estádio nacional da Dinamarca e vai receber os três jogos da fase de grupos da seleção da casa, que está no grupo B. Na fase final, vai apenas receber um jogo dos oitavos de final. É o estádio mais pequeno do EURO2020, com lotação para 38 mil pessoas. No entanto, deverá receber, pelo menos, 9500 adeptos.
La Cartuja | Sevilha, Espanha
Não constava na primeira lista de estádios, mas substitui Bilbao como a cidade espanhola que acolhe jogos do EURO2020. O La Cartuja, em Sevilha, vai receber os três jogos da Espanha no grupo E. Na fase final, vai receber uma partida dos oitavos de final. São esperados até 15.000 adeptos em Sevilha.
Johan Cruyff Arena | Amesterdão, Países Baixos
Uma justa homenagem a um dos maiores ícones do futebol mundial, o "futebol total", Johan Cruyff. Esta arena em Amesterdão vai receber os três jogos dos Países Baixos no grupo C. Na fase final, irá receber um jogo dos oitavos de final. São esperados, pelo menos, 12.500 adeptos nas bancadas.
Baku Olympiastadion | Bakú, Azerbeijão
O Azerbeijão volta a estar no mapa das grandes competições da UEFA. Depois de ter sido o palco da final da Liga Europa em 2019, no Arsenal 1-4 Chelsea, Baku vai agora receber três jogos da fase de grupos e um jogo dos quartos de final. O Olímpico foi construído em 2015 e este ano vai receber cerca de 50% da lotação máxima, 34.000 adeptos.
Hampden Park | Glasgow, Escócia
É o estádio mais antigo deste Europeu. O Hampden Park foi construÍdo em 1903 e remodelado em 1999. A Escócia qualificou-se apenas pela terceira vez para o Campeonato de Europa de Futebol. O Hampden Park vai receber três jogos do grupo D, onde está a seleção da casa. Na ronda seguinte, vai ser palco de um jogo dos oitavos de final. São esperados, pelo menos, 12.000 adeptos.
Krestovsky Stadium | São Petersburgo, Rússia
Foi construído para o Mundial de 2018, que se disputou na Rússia. Na altura, recebeu sete jogos e o cenário vai-se repetir neste EURO2020. O estádio Krestovsky será palco de seis jogos da fase de grupos (Grupo B, onde está a Rússia e Grupo E). Na fase final, vai receber uma partida dos quartos de final. Vai poder receber até 50% da lotação máxima, ou seja, cerca de 34.000 adeptos nas bancadas.
Arena Nationala | Bucareste, Roménia
O Estádio Nacional de Bucareste já recebeu a final da Liga Europa em 2012, na vitória do Atlético de Madrid por 3-0 sobre o Athletic Bilbao. Este verão, vai receber três jogos da fase de grupos e uma partida dos oitavos de final. São esperados, pelo menos, 13.000 adeptos nas bancadas.
Puskás Aréna | Budapeste, Hungria
Um estádio nomeado em homenagem a Ferenk Púskas, o melhor jogador da história da Hungria e um dos maiores símbolos do futebol mundial. O Puskás Arena vai receber três jogos da fase de grupos e uma partida dos oitavos de final. Este estádio é o único do EURO2020 que poderá receber 100% da lotação máxima: 67.000 adeptos.
Wembley Stadium | Londres, Inglaterra
Londres será a cidade da final do EURO2020. O majestoso Wembley, bandeira dos estádios ingleses, receberá mais um final europeia. Para além da final, Wembley vai receber três jogos da fase de grupos, dois jogos dos oitavos de final e as meias-finais da prova. São esperados para já, pelo menos, 20.000 adeptos, com hipótese da lotação permitida aumentar já durante a competição.