A busca por petróleo em São Tomé e Príncipe
17 de outubro de 2008O petróleo descoberto na Zona Conjunta de Exploração que S. Tomé e Príncipe tem com a Nigéria, em 2006, causou alvoroço entre os cerca de 150 mil habitantes deste conjunto de ilhas no Golfo da Guiné. A população pobre do país, que ocupa o lugar número 123 de 177 países listados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, passou a esperar grandes mudanças.
Mas, por enquanto, São Tomé e Príncipe só ganha dinheiro com as licitações públicas com empresas estrangeiras em busca do "ouro negro". Até agora, as perfurações não encontraram petróleo suficiente para ser comercializado.
Esperada por uns, temida por outros, a Era do Petróleo ainda não se concretizou de fato em São Tomé e Príncipe. As autoridades do país insular consideram 2009 um ano decisivo para saber se os são-tomenses podem realmente contar com hidrocarbonetos. Até lá, o país se concentra nos poucos recursos que possui atualmente - uma agricultura bastante concentrada no cacau e uma indústria turística ainda incipiente.
Renate Krieger com a segunda parte do especial sobre os recursos naturais no Golfo da Guiné.